Em meio aos desafios, o Governo de Santa Catarina se vê em meio às cobranças de parlamentares, no tocante à infraestrutura da SCs, em praticamente todo o Estado. Um dos ônus que recebeu ao assumir a gerência do Estado.
As reivindicações ocorrem na forma de audiências públicas, na tribuna da Alesc, ou até mesmo em entrevistas individualizadas nas regiões sede de cada deputado, têm sido ampliadas.
Em Lages, o deputado Lucas Neves (Podemos) ao falar com a imprensa também tocou no assunto, e quer atenção às SCs da Serra.
Revitalização das SCs com promessa de R$ 1,2 bi
Assim, contextualizo novamente o histórico das reivindicações. Na sexta-feira,19, promovidas pela Alesc e pela bancada do Oeste, foram realizadas duas audiências públicas. Uma em Chapecó e outra em Pinhalzinho exatamente para discutir a situação das rodovias estaduais. O que se pede é a pavimentação, manutenção e saber dos recursos que serão investidos nas SCs locais.
Nestas audiências, esteve presente o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, com a missão de expor a questão, que está sob análise do Governo. Demonstrou a intenção de encaminhar a solução o mais rápido possível. Ocasião em que apontou a busca de um financiamento de R$ 1,2 bilhão, junto ao BNDES, para a recuperação das rodovias que se encontram em maior complexidade.
Por fim, nas duas audiências, o gerente de fiscalização de obras da secretaria, Carlos Eduardo Cavalli, apresentou um panorama de ações do Estado na malha viária da região, incluindo novos projetos. O desafio é grande. Nesta próxima sexta-feira, 26, nova audiência pública está prevista para acontecer na região de Concórdia.