Deputado Marcius Machado sugere a doação de projetos de engenharia para substituição de fiação elétrica das escolas
As temperaturas negativas na Serra Catarinense atraem turistas e embelezam as paisagens, mas para os moradores da região, principalmente aqueles que frequentam escolas diariamente, pode ser um empecilho. Um dos maiores, nesse momento, é a falta de estrutura na fiação das escolas para a instalação de ares condicionados.
Por isso, o deputado Marcius Machado (PL) solicitou para os coordenadores das regionais de Educação, para que busquem parcerias público/privadas para a doação de projetos de engenharia para a troca de fiação e a possibilidade de instalação dos aparelhos, que já foram comprados, mas não podem ser utilizados.
“Essa procrastinação de antigos gestores é muito perigosa. A cada inverno, onde o frio fica mais rigoroso, a instalação se torna mais necessária”, destacou o deputado.
O desafio para os coordenadores Armando Duarte de Lages e Singra Strickert da regional de São Joaquim, é para que tenham agilidade em conseguir os projetos, para que possam conseguir a captação de recursos para a obra com a Secretaria de Estado da Educação
“Com o projeto, o processo seria muito mais rápido. Não seria necessário esperar a abertura de licitação para a contratação de empresa que realizaria o projeto de troca da fiação. O frio não espera. Precisamos garantir com agilidade a segurança dentro das salas de aula”, acrescentou Marcius.
O deputado Marcius é autor da Lei nº 18.554/22, que assegura ao Governo do Estado, a possibilidade de receber a doação de projetos de engenharia/arquitetura por pessoas físicas e jurídicas. “Essa Lei de minha autoria, poderá auxiliar com o recebimento dos projetos. A professora Singra já entrou em contato com a Uniplac, que já está fazendo um levantamento sobre as escolas”, completa Marcius.