Deputado Marcius Machado utilizou o plenário da Alesc para solicitar apoio e recursos para o municípios serranos afetados
As estradas do interior da Serra Catarinense estão em situação precária após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana. Essa foi a maior preocupação dos prefeitos dos municípios em estado de calamidade, em relato ao deputado Marcius Machado (PL).
Na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Marcius apresentou o relatório dos estragos na Serra, após entrar em contato com os prefeitos e representantes de Otacílio Costa, São Joaquim, Anita Garibaldi, Urupema, Palmeira, Bom Jardim da Serra e Lages, que decretaram situação de calamidade após os temporais.
Os relatos são de destruição, quase total, das estradas do interior, com necessidade urgente de reconstrução. “Precisamos da ação rápida e efetiva do Estado”, destacou Marcius.
Em Otacílio Costa, de acordo com o vereador Henrique Costa (PL), há muitas famílias desabrigadas e as estradas do interior estão muito danificadas. Prédios públicos que haviam sido afetados pela chuva de granizo em agosto e que ainda estavam em fase de reforma após o sinistro, foram fortemente afetados pelas chuvas. A preocupação, segundo Henrique, é que o rio Canoas que corta o município, demora para baixar e com isso, as pessoas não podem retornar para suas residências.
Em São Joaquim, Anita Garibaldi e Urupema, a preocupação constante é com as estradas rurais, onde existem pontos ainda alagados e localidades isoladas. As chuvas destruíram os acessos e a maior demanda, é a necessidade de recursos e mão de obra para a recuperação. “São mais de mil quilômetros de estradas afetadas. Vamos contratar uma empreiteira com urgência, mas precisamos mais do que isso”, destacou o prefeito João Cidinei (PL) de Anita Garibaldi.
Em Bom Jardim da Serra, o prefeito Pedro Ostetto (PSD) relatou que um deslizamento de terra na área urbana ocasionou a interdição de seis casas e a necessidade de demolição de uma. “Foram 30 casas afetadas com enchentes, rodovias municipais, a SC-390 está interditada em dois pontos. E o rompimento de uma tubulação destruiu o asfaltamento da área urbana”, destacou.
A prefeita Fernanda Cordova (PL) de Palmeira, esteve em reunião com a Defesa Civil Federal pedindo a liberação de recursos urgentes. “Precisamos reconstruir as estradas rurais, estão todas danificadas. Há localidades isoladas e o valor para reconstrução é muito alto”, frisou Fernanda. No município de Palmeira, foi registrada uma morte por causa da chuva.
O deputado Marcius Machado agradeceu as mensagens enviadas, porque assim consegue fazer um levantamento completo da situação dos municípios. “Estou trabalhando forte para ajudar na reconstrução, passando informações para o Governo do Estado”, destacou.
E ainda acrescentou, que o momento ainda é de cautela, já que a previsão é para mais chuva nos próximos dias. “Devemos manter os cuidados e estar atentos às orientações dos órgãos responsáveis”, completou.