Você já parou para pensar quais são os motivos de evasão escolar no Ensino Médio? Sempre pareceu comum pensar que os alunos abandonaram o Ensino Médio devido à necessidade de ingressar no mercado de trabalho, contudo, nos tempos atuais esse está longe de ser o principal motivo.
Bauman fala sobre a Modernidade Líquida, que tem por característica o desapego, provisoriedade e acelerado processo de individualização, tempo de liberdade, ao mesmo tempo de insegurança. Segundo a teoria de Bauman, o sujeito deseja para si apenas aquilo que não demanda muito tempo nem esforço e isso inclui a socialização.
Também antes, ir à escola significava fazer e encontrar amigos, dialogar, trocar experiências, hoje, a internet, com suas inúmeras redes sociais substitui essa interação, todos estão “online”, basta um clic e tudo certo, se antes tínhamos meia dúzia de amigos (verdadeiros), hoje nos iludimos com mais de mil. Não conseguimos compreender a diferença entre amizades e seguidores, por isso não temos mil ou mais amigos na internet, a verdade é que nem sequer conhecemos a maioria dessas pessoas, os jovens se escondem atrás das telas de computadores, celulares, tablets... onde a realidade pode ser alterada ou distorcida.
Por outro lado, a família também não prioriza a educação, acabam criando uma redoma em volta da sua “cria”, é como se eles não fossem crescer, não tivessem que encarar o mundo lá fora, interagir, seguir regras, enfim caminharem com as próprias pernas, pois os filhos não são “amiguinhos”, os pais são, ou pelo menos deveriam ser, responsáveis, prepararem os filhos para a vida.
Não menos importante, divide-se essa parcela de culpa com as escolas, que parecem não evoluir, mantenha a Educação Bancária, como já dizia Paulo Freire, e não inova nem cria meios atrativos para que esses jovens desejem estarem ali, é uma mistura do tradicional já ultrapassado com o desinteresse docente, frustrado com o trabalho não valorizado.
São muitas as questões que envolvem a evasão escolar e qualquer uma dessas razões é lamentável. A educação traz liberdade não só financeira, mas liberdade de escolhas pensamentos livres e além do senso comum.
A ignorância nos torna escravos, A sabedoria nos torna livres.