noticias38 Seja bem vindo ao nosso site Diario de Noticia SC!

Cidade

Coluna da Oseane Bastos: Os desafios da docência.

Publicada em 23/09/2023 às 21:15h - 92 visualizações

Oseane Bastos


Compartilhe
Compartilhar a noticia Coluna da Oseane Bastos: Os desafios da docência.   Compartilhar a noticia Coluna da Oseane Bastos: Os desafios da docência.   Compartilhar a noticia Coluna da Oseane Bastos: Os desafios da docência.

Link da Notícia:

Coluna da Oseane Bastos: Os desafios da docência.
 (Foto: Créditos da foto: Arquivo Pessoal Oseane Bastos )

Desde quando começou a se falar em educação, há um sério problema a ser considerado. 

Será realmente um sério problema, ou possibilita pensar a prática pedagógica sob outro viés, 

por educadores haja vista abranger um grupo heterogêneo capaz de alterar as possibilidades de 

a criança aprender, independentemente de suas condições sociais e cognitivas? 

Em sala de aula, há vários sujeitos, cada um formando o todo (a turma), mas com forma 

individual de aprendizagem e com características ímpares. No entanto, é normal (fora desse 

enquadramento, considera-se anormal?) que nem todos aprendam com determinado método, 

que sintam dificuldades em certos temas que, para outros, parecem fáceis. E é nesse momento 

que o educador deve estar atento, saber reconhecer essa dificuldade, percebendo o que está 

oculto diante dessa performance negativa, para que - desse modo - possa atuar de maneira 

positiva para o desenvolvimento dos alunos. 

Nesse contexto torna-se imprescindível avaliar, analisar se existe um transtorno de 

aprendizagem ou um fator externo tal como por exemplo uma disfunção familiar ou algo 

psicológico que afeta de tal forma, indo refletir na aprendizagem do meu aluno? 

Está resposta não vamos encontrar pronta, em livros, cheios de teorias, mas certamente 

com um olhar atento e mente aberta voltada a cada indivíduo, dentro de cada sala de aula, seja 

na Educação Infantil, Ensino Fundamental, médio, enfim em todos os níveis da Educação. Cabe 

ao professor compreender que é seu papel “encaixar” o aluno, conforme suas possibilidades, 

mediar o conhecimento de maneira a abranger a todos, e tudo bem se para isso necessitar mudar 

suas táticas, seu planejamento, pois ambos devem ser flexíveis.

O mais importante não é seguir ou provar teorias, o mais importante em sala de aula é 

o desenvolvimento integral do aluno, e se no fim do processo acadêmico o professor tiver 

conseguido alcançar esse objetivo, só assim terá cumprido seu papel.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 449830
Usuários Online: 468
Copyright (c) 2025 - Diario de Noticia SC