Você sabia que uma criança pode pedir mil vezes a mesma coisa? É comum os pais terem essa sensação de que a criança não desiste, insiste o tempo todo e que é impossível dizer não, porém isso é um sentimento normal.
Os pais são os maiores contribuintes na formação da criança, esse processo dura do nascimento até o fim da vida, filhos adultos ou pequenos seguem exemplos, formam seu ego a partir do que lhes é transmitido tanto pela família quanto pela sociedade. Vale lembrar que os fundamentos da nossa personalidade se formam cedo, quando crianças passamos por vários estágios de desenvolvimento e nossas experiências e como respondemos a elas moldam nossa personalidade. Esses estágios principais do desenvolvimento ocorrem antes dos três anos de idade, também nessa fase começa a se formar o ego do indivíduo, torna-se importante que os pais compreendam que se faz necessário impor limites, estabelecer regras. A criança que não compreende ou não conhece o “não” provavelmente se tornará um adulto frustrado, porque a vida não diz sim o tempo todo, ao longo dela vai haver portas abertas e fechadas, situações viáveis e inviáveis, sonhos e desejos possíveis e impossíveis e temos que aprender a lidar com todas essas ocorrências boas e ruins.
Então impor limites, agir com negativas faz parte do cotidiano de pais responsáveis, porém é importante salientar “não compre uma briga que não possa vencer”, isso quer dizer que se você sabe que vai acabar cedendo a vontade da criança, apenas permita, porque se ela ganhar pela insistência, birra, chantagem emocional, drama vão acabar por internalizar que pode resolver suas questões agindo dessa forma. “Não é não” mesmo que a criança insista e lembre-se de explicar o porquê do não para que a criança compreenda sua negativa. É difícil com certeza, mas essa atitude vai refletir lá na frente com a formação de um indivíduo seguro e compreensivo diante dos percalços da vida.
Boa sorte!