O ex-prefeito Elizeu Mattos foi o depoente na CPI da Semasa na tarde desta terça-feira (13). Na mesa, dois possíveis concorrentes ao cargo de prefeito no pleito de 2024. Aliás, o assunto até entrou no debate, dito por Elizeu, em determinado momento.
Sobre os questionamentos, e talvez tentando chegar ao que se busca, ou seja, entender o processo de contratação de empresas terceirizadas pela Semasa, o relator, Jair Junior, fez várias perguntas que envolvem o passado do ex-prefeito, e que já foi revirado por todas as competências judiciais.
O relator insistiu em vários quesitos, dando a entender que as ações que condenaram o ex-prefeito na época, teriam algo a ver com o presente. Elizeu, se irritou, se sentiu desaforado, e não conseguiu se controlar mediante ao insistente interrogatório, o qual, nem precisaria ser respondido.Seja como for, Elizeu, embora mostrando certo nervosismo em determinados momentos, não se calou e procurou responder, ao seu modo, todas as perguntas, mostrando também que estava preparado.
Analiso que o relator não foi feliz na conduta dos questionamentos. Forçou em ocasiões, dando um ar de provocação. Elizeu mostrou conhecimento de causa, e mesmo sem necessidade de responder, procurou dar o máximo de esclarecimento, contrariando, muitas vezes, o que o relator gostaria de ouvir. Oitiva pretendia elucidar dúvidas
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) busca elucidar dúvidas referentes as denúncias de supostas irregularidades em contratos da Secretaria de Águas e Saneamento de Lages (Semasa), com empresas prestadoras de serviços e mão de obras terceirizados. A convocação de Elizeu Mattos se deu pelo fato de problemas recorrentes na época em que ele foi o mandatário do município.
Os questionamentos buscaram respostas com relação a administração do aterro sanitário, aditivos financeiros e o rompimento do contrato com a empresa ESA Engenharia Construções Projetos e Tecnologia Sanitária e Ambiental LTDA.
Nesta quarta-feira (14), às 14h, será ouvido o ex-prefeito e governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.