Acafe, Celesc e Secretaria de Estado da Educação firmam parceria para melhora de redes elétricas
O deputado Marcius Machado (PL) acompanhou a assinatura da nova parceria entre governo do Estado, sistema Acafe e Celesc, que acelerará as melhorias nas redes elétricas nas escolas estaduais, permitindo a instalação de ares-condicionados e lousas digitais. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), na secretaria de Estado da Educação.
A parceria não terá custo direto para o Governo do Estado, já que os alunos dos cursos de engenharia elétrica farão os mapeamentos e a Celesc, a otimização do sistema.
O deputado Marcius Machado, comemorou que as salas de aula geladas, poderão, em breve, ser algo distante na realidade de Santa Catarina.
“As salas de aula frias prejudicam o aprendizado dos alunos de várias maneiras. Afetam o conforto, a saúde, a concentração, a motivação e o sono dos estudantes, além de contribuírem para desigualdades educacionais. É fundamental que sejam tomadas medidas para garantir um ambiente adequado nas escolas, deixando os espaço propício ao aprendizado e ao bem-estar dos alunos”, frisou.
Desde 2021, o deputado Marcius cobra o Governo do Estado sobre a renovação das redes elétricas das escolas pertencentes às Coordenadorias Regionais de Educação de São Joaquim e Lages. “Já tinha lançado o desafio para o Armando, da CRE de Lages e para a Singra, da CRE de São Joaquim, para que buscassem parcerias com as universidades para melhorias das redes. Mas agora, com essa parceria, tudo terá mais celeridade”, acrescentou.
Um levantamento da SED mostrou que mais de 700 escolas precisam de melhorias na rede elétrica. Num primeiro momento, serão trabalhadas 300 delas e em seguida, ampliado o projeto. Os alunos dos cursos de engenharia serão supervisionados por professores e os projetos serão atividades pedagógicas, que contribuirão com suas formações acadêmicas.
Estiveram no evento o Governador Jorginho Mello, Secretário de Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Adjunta da Educação, Patrícia Lueders e deputado Mário Motta.