Ideia é que espaços sejam abertos em horários fora das atividades escolares
São mais de 1500 unidades escolares na rede estadual de ensino em Santa Catarina, que poderão passar a ter suas portas abertas em horários fora das atividades escolares, caso o Projeto de Lei 162/2021 de autoria do deputado Marcius Machado seja sancionado pelo Governo do Estado.
O PL trata sobre uso pela comunidade de ginásios de esportes, quadras poliesportivas e campos de futebol localizados nas escolas e autoriza a abertura dos espaços pelos diretores, em horários que não coincidam com as atividades escolares.
O Projeto de Lei foi aprovado em plenário no dia 06 deste mês e aguarda sanção ou não do Governador Jorginho Mello.
“A abertura dos espaços escolares é uma estratégia valiosa que promove a saúde, a inclusão social, a redução da violência e o uso eficiente de recursos públicos. Investir nesse tipo de iniciativa é fundamental para o desenvolvimento saudável de nossas comunidades”, destacou o deputado.
Além da iniciativa de ampliar o uso dos espaços, Marcius destinou recursos de emendas impositivas para a construção de oito quadras de grama sintética em municípios da Serra Catarinense. Na EEB Manoel Pereira de Medeiros em Urupema e no CAIC Fúlvio Amarante Ferreira de São Joaquim, as quadras já foram inauguradas e em uso pelas escolas.
Estão em obras as quadras nas escolas Pinto Sombra, Lúcia Fernandes Lopes e Ilza Amaral em Lages. A licitação para colocação do piso emborrachado do ginásio da escola São Gerônimo em Bom Jardim da Serra, está aberta e os projetos para as escolas Manoel Cruz em São Joaquim e Emiliano Ramos, em Capão Alto, estão sendo realizados pela equipe de engenharia do deputado Marcius Machado.
Além disso, na Serra Catarinense, segundo informações dos coordenadores das Coordenadorias Regionais de Educação de Lages e São Joaquim, existem 56 espaços que podem ser abertos para as comunidades.